GRÉCIA MEIO AMBIENTE

Greenpeace freta barco na Grécia para combater plástico nos mares

Foto cedida pelo Greenpeace do barco Rainbow Warrior III. EFE

O barco do Greenpeace "Rainbow Warrior III" inicia nesta quinta-feira na ilha grega de Zante - no mar Jônico - uma excursão para dar visibilidade ao problema dos resíduos de plástico nos mares.

A ilha de Zante é uma das principais zonas de desova da tartaruga-comum (Caretta caretta), uma das espécies marinhas mais ameaçadas da Europa.

A embarcação realizará ações como limpeza de praias junto a cidadãos e organizações ambientais gregas e internacionais e jornadas abertas ao público em Zante, bem como nas ilhas de Creta e Siros, para ensinar aos visitantes maneiras de proteger os oceanos da "invasão plástica".

Outro objetivo do navio é determinar a quantidade de microplásticos presentes nos mares gregos, para o que contará com a ajuda do Centro Grego de Pesquisa Marinha.

"Um país como a Grécia, cuja história e futuro estão tão unidos com a saúde e beleza dos seus mares, deveria liderar os esforços para reduzir radicalmente os resíduos de plástico", declarou Alkis Kafetzis, diretor da campanha marítima do Greenpeace na Grécia.

A organização ambiental internacional pretende denunciar o impacto negativo do plástico nos ecossistemas marítimos e mostrar a dependência da raça humana a este material.

Globalmente foram gerados 8,3 bilhões de toneladas de plástico desde a Segunda Guerra Mundial, dois terços dos quais são agora resíduos em depósitos ou no meio ambiente, segundo uma pesquisa publicada ontem pela revista "Science Advances".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação