INFORMAÇÕES INCONSISTENTES

Havia a expectativa de que Cunha revelasse informações de um número expressivo de políticos, incluindo Michel Temer (Foto: EBC)

Procuradores da força tarefa da Operação Lava Jato em Brasília rejeitaram a proposta de delação premiada apresentada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Após mais de um mês de arrastadas negociações, os procuradores decidiram encerrar as conversas na última sexta-feira, 11.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o principal motivo da suspensão das tratativas seriam as promessas “inconsistentes e omissas” de Cunha em delatar políticos com quem mantinha vínculos estreitos. Para eles, o ex-deputado apresentou poucos documentos que comprovassem as genéricas acusações que teria feito.

Havia a expectativa de que o ex-presidente da Câmara revelasse informações de um número expressivo de políticos, incluindo o presidente Michel Temer, com quem tinha laços estreitos. Para os investigadores que eram favoráveis à delação de Cunha, o “potencial explosivo” das informações que ele poderia ter justificavam prosseguir com o acordo.

No entanto, os procuradores passaram a estranhar a estratégia adotada pelo ex-deputado nas últimas semanas, em que ele “prometia muito e entregava pouco”. Ele estaria deixando fatos importantes fora da delação e apresentando versões inverossímeis e contraditórias às provas já recolhidas nas investigações. Por conta disso, decidiram recuar no acordo.

De acordo com pessoas envolvidas nas tratativas do acordo, a defesa de Cunha estuda a possibilidade de insistir na delação após a saída do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e buscar um acordo mais favorável com a futura procuradora-geral, Raquel Dodge. A defesa acredita que é mais fácil obter habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) sem Janot no caminho.

Cunha está preso em Curitiba desde 20 de outubro de 2016. Em 31 de março deste ano, ele foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 15 anos e 4 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação