ISRAEL ARQUEOLOGIA

Arqueólogos descobrem oficina de vasilhas de pedra da época de Jesus

EFE/Atef Safadi

Arqueólogos israelenses descobriram uma oficina de produção de vasilhas de pedra com 2.000 anos de antiguidade na Galilea, onde eram fabricados recipientes similares ao usado por Jesus para converter a água em vinho segundo narra o Evangelho de São Jõao.

"O fato de os judeus neste momento usarem vasilhas de pedra por razões religiosas está bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento", explicou nesta quinta-feira Yardena Alexandre, arqueóloga do Instituto de Antiguidades de Israel, que destaca o material utilizado pelo seu caráter ritualístico.

As vasilhas eram fabricada com cerâmica durante o Império Romano, material que os judeus consideravam impuro e não apropriado para rituais de purificação pela sua possibilidade de ruptura, por isso começaram a fabricar utensílios com pedra.

"É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado nas Bodas de Caná da Galilea fossem produzidos localmente", acrescentou Alexandre sobre este achado que "proporciona uma evidência fascinante do lugar central da pureza ritualística na vida quotidiana dos judeus galileos durante o tempo de Jesus".

As escavações começaram após os achados durante os trabalhos de construção de um centro esportivo e, segundo os especialistas, apontam que os residentes desta zona há 2.000 anos seguiam "escrupulosamente" as normas judaicas.

"A observância destas leis de pureza foi generalizada não só em Jerusalém, mas também em toda Judeia e Galilea pelo menos até a rebelião de Bar Kojba (contra o Império romano), que terminou em 135", precisou Yonatan Adler, diretor das escavações.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação