ISRAEL DIPLOMACIA

Netanyahu será primeiro chefe de governo israelense a visitar América Latina

Imagem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. EFE/EPA/Dan Balilty

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, será o primeiro chefe de governo do país a fazer uma viagem oficial à América Latina, com viagens previstas para setembro a México e Argentina.

"Posso confirmar que será o primeiro premiê a fazer uma viagem à América Latina", disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores israelense, que por enquanto não confirmou as datas e a rota da excursão de Netanyahu.

Segundo a imprensa de Israel, o chefe de governo pretende viajar à Cidade do México e a Buenos Aires, provavelmente antes de sua viagem a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, onde pronunciará um discurso em 19 de setembro.

"As viagens ainda não estão agendadas, mas estão em estado avançado de planejamento e espera-se que aconteçam em meados de setembro. Se tudo correr como o previsto, Netanyahu irá à Argentina e ao México, e de lá vai a Nova York", publicou nesta semana o jornal "Jerusalem Post".

"A viagem coincidirá com o 70º aniversário da aprovação na ONU do Plano de Partilha", que deu origem ao nascimento de Israel e que foi apoiado por 13 países latino-americanos, além de outros 33 Estados, lembra o rotativo.

Em 2014, Netanyahu planejou visitar o México, o Panamá e a Colômbia, mas não pôde viajar devido a uma longa greve dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores, que se negaram durante meses a colaborar na organização de suas viagens para fora do país.

Em pouco mais de um ano, o primeiro-ministro visitou Cazaquistão, Cingapura, Austrália e cinco países africanos.

A atividade diplomática na América Latina, no entanto, foi tradicionalmente mais discreta e nunca incluiu deslocamentos de um chefe de governo israelense.

Recentemente, o secretário-geral da Organização de Estados Americanos, Luis Almagro, fez uma breve visita a Israel, onde mostrou seu apoio ao país, que considerou um símbolo na região dos valores da organização: democracia e direitos humanos.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação