R.UNIDO MALALA

Malala estudará na famosa universidade de Oxford

EFE/Hannah Mckay

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, prêmio Nobel da Paz, confirmou nesta quinta-feira que estudará na universidade britânica de Oxford e fará o curso de licenciatura em Filosofia, Política e Economia.

Malala, de 20 anos, corroborou com uma imagem na sua conta do Twitter que ganhou uma vaga para cursar essa faculdade na instituição britânica.

No começo do ano, a ativista pelo direito à escolarização das meninas revelou durante uma conferência que tinha recebido uma oferta para se matricular em uma universidade deste país, sem revelar qual era, que poderia aceitar somente se obtivesse a máxima pontuação em três disciplinas em seu exame prévio.

Em seu tuíte, Malala disse que está "emocionada por estudar em Oxford" ao mesmo tempo que enviou seus "parabéns" aos demais britânicos que também souberam hoje dos resultados acadêmicos que determinarão seu futuro universitário.

A licenciatura que Malala cursará já foi escolhida por algumas figuras proeminentes da política, como a ex-primeira-ministra do Paquistão Benazir Bhutto, a ativista birmanesa pela democracia Aung San Suu Kyi e o ex-primeiro-ministro britânico conservador David Cameron, entre outros.

Malala quase foi morta em 2012 em seu país natal, o Paquistão, depois que os talibãs tentassem assassiná-la a tiros quando estava a caminho do colégio em represália por ter feito campanha pública a favor do acesso das meninas à educação.

Em abril deste ano, a ONU a nomeou mensageira da paz e em 2014, se tornou, aos 17 anos, a pessoa mais jovem a ser premiada com o Nobel da Paz por sua ativa campanha a favor da escolarização das meninas, sobretudo em áreas de conflito.

Em 2013, Malala e seu pai, Ziauddin, criaram uma fundação para conscientizar acerca do impacto social e econômico que representa a educação das meninas.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação