UNIVERSIDADE RANKING

Harvard lidera ranking de melhor do mundo, enquanto USP ocupa 151ª posição

EFE/Sebastião Moreira

Harvard foi considerada a melhor universidade do mundo, de acordo com a última edição do "Ranking de Xangai", uma das classificações acadêmicas mais reconhecidas a nível mundial e que coloca a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor da América Latina e 151ª no mundo.

O prestigiado centro educativo americano lidera o Ranking Acadêmico 2017 de Universidades Mundiais (ARWU) e ocupa este posto desde 2003, quando foi criada a lista que anualmente avalia as 500 melhores universidades do mundo, elaborado pela Universidade de Jiaotong.

A também americana Stanford, segunda na lista, também sempre ocupou este posto desde que a mesma foi lançada, enquanto nesta oportunidade a Universidade de Cambrigde ficou em terceiro lugar, superando o MIT e a Berkeley, que agoram aparecem na quarta e quinta posição, respectivamente.

Entre as cem primeiras do ranking, 48 são dos Estados Unidos, e das 500 totais, 135 pertencem a este país. Da China procedem 57 centros de ensino do ranking, enquanto do Reino Unido aparecem 38.

A classificação leva em conta parâmetros de qualidade como número de publicações em revistas internacionais de prestigiado reconhecimento (com especial atenção a Science e Nature) e o número de citações de trabalhos de seus pesquisadores.

Também considera o número de prêmios Nobel ou medalhas Fields (de Matemática) dos que dão aula em suas salas ou estudaram nelas.

Nesta edição, a Universidade de Washington em Saint Louis (EUA) entra no top 20 pela primeira vez, enquanto a ETH Zurique da Suíça aparece como a quarta melhor da Europa, no posto número 19.

Ela é seguida no Velho Continente pela Universidade de Copenhague (posto 30), na Dinamarca, e da Universidade Pierre e Marie Curie (posto 40), na França.

A Universidade de Tóquio ocupa o posto 24 e segue sendo a universidade de mais alta categoria na Ásia, enquanto a Universidade de Melbourne (39ª) lidera as da Oceânia.

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor situada da América Latina, no posto 151, e o Brasil é o país desta região com melhores centros educativos de ensino superior, já que conta com seis na lista.

Eles são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) aparece no posto 201, o mesmo que a argentina Universidade de Buenos Aires, enquanto a Universidade do Chile ocupa a 301ª posição e a Católica do Chile a 401ª.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação