AUSTRÁLIA IMUNE A CRISES

Qual o segredo da prosperidade da Austrália?

O crescimento econômico da Austrália é um recorde na história moderna (Foto: synergies)

A última vez que a economia da Austrália entrou em recessão o navegador da internet tinha sido inventado há pouco tempo. Os números atuais mostram que a economia do país teve o maior crescimento da história moderna, com 104 trimestres consecutivos de evolução. A Holanda, a titular anterior, teve uma diminuição na atividade econômica, com dois trimestres consecutivos de retração. Nos últimos 26 anos, a Austrália enfrentou quase incólume a crise financeira asiática, o colapso da bolha da internet e a crise financeira mundial. O boom do setor de mineração terminou em 2014. No entanto, o ritmo do desenvolvimento da economia australiana não se alterou. Qual é a explicação para esse crescimento espetacular?

Seu sucesso foi construído a partir das reformas estruturais das décadas de 1980 e 1990, com a eliminação das barreiras comerciais e dos controles cambiais. Uma taxa de dólar flutuante protegeu a economia contra impactos externos; a inflação estabilizou-se em torno de 2-3%; e uma série de medidas do governo melhorou as finanças públicas. No início da crise financeira global, a Austrália tinha um histórico de mais de uma década de superávits orçamentários e a dívida líquida havia sido eliminada. A demanda da China por carvão e minério de ferro criou empregos e aumentou os salários. Até 2013, com o crescimento econômico e a estabilidade financeira a renda das famílias aumentou em 13%.

A história mostra que os períodos de grande prosperidade são seguidos por fases de desaceleração das atividades econômicas. Com a queda dos preços e do investimento, a dívida e o desemprego aumentaram em estados como Queensland e Austrália Ocidental. Mas o Reserve Bank of Australia (RBA), o banco central australiano, reduziu as taxas de juros para 1,5%, o que permitiu que os estados de Victoria e Nova Gales do Sul enfrentassem bem a retração econômica. Uma moeda mais fraca estimulou as exportações agrícolas e atraiu estudantes e turistas. Os empréstimos com juros baixos e o rápido crescimento populacional provocaram uma explosão da demanda por habitação. No ano passado, a população da Austrália cresceu 1,6%, o dobro da média dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O banco central prevê um crescimento do PIB em torno de 3% nos próximos dois anos. Mas um cenário menos otimista preocupa os australianos. As taxas de desemprego são mais altas do que nos EUA, Reino Unido e Japão. O alto índice de subemprego também é preocupante.O aumento dos salários teve uma redução de cerca de 1,9%, o nível mais baixo desde a última recessão.

O endividamento pessoal é equivalente a quase 190% do PIB, um dos percentuais mais elevados do mundo. Se o RBA aumentar as taxas de juros, muitas pessoas terão dificuldade em pagar as hipotecas de suas casas. Entretanto, apesar desse cenário menos promissor, o crescimento econômico continuará.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação