EX-MINISTRO ESPULSÃO

PT inicia processo para expulsar Palocci

Palocci é acusado de quebrar a ética partidária após depor contra Lula (Foto: Agência Brasil)

O diretório regional do PT em Ribeirão Preto (SP) aprovou por unanimidade na última segunda-feira, 18, a abertura de um processo que pode resultar na expulsão do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci da legenda. O caso será levado à Comissão de Ética legenda, que terá 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresentar um relatório recomendando ou não a expulsão.

Palocci é acusado de quebrar a ética partidária após afirmar em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou “pacto de sangue” com a empreiteira Odebrecht na transição para o governo de Dilma Rousseff. Além disso, o ex-ministro disse que a Odebrecht ofereceu um “pacote de propinas” que incluía R$ 300 milhões para o PT e Lula.

“Quando a presidente Dilma foi tomar posse, a empresa entrou num certo pânico. E foi nesse momento que o doutor Emílio Odebrecht fez uma espécie de pacto de sangue com o presidente Lula”, disse Palocci, citando o presidente do Conselho de Administração do Grupo Odebrecht.

O presidente do diretório municipal do PT, Fernando Tremura, votou a favor do processo de desligamento do ex-ministro, alegando que ele foi obrigado a mentir no depoimento em troca de benefícios na Operação Lava Jato. “O motivo são as acusações inverídicas que ele fez tentando incriminar o ex-presidente Lula”.

Segundo Tremura, a decisão de abrir o processo contra Palocci foi tomada por orientação do diretório estadual, presidido por Luiz Marinho, um dos principais aliados de Lula. Marinho teria determinado um prazo de dez dias para que a executiva de Ribeirão Preto abrisse o processo e que caso contrário, o comando estadual assumiria a tarefa.

Embora o diretório tenha aprovado por unanimidade a abertura do processo, apoiadores de Palocci conseguiram aprovar um destaque que abre a possibilidade de uma ampla análise da denúncia e da defesa. No entanto, Tremura afirma que há a possibilidade de que o ex-ministro tome a iniciativa de pedir desfiliação.

Tremura afirmou ainda que o partido não investigará as acusações de corrupção das quais o ex-ministro é alvo. “Não vamos entrar neste mérito. As acusações de corrupção vão ser investigadas pela Justiça federal”, explicou o dirigente.

Tortura psicológica

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Tremura afirmou que o depoimento de Palocci a Moro no último dia 6 foi dado “sob efeito de tortura”. Ele disse que as acusações contra Lula foram “arrancadas depois de muita tortura psicológica, em consequência de uma prisão ilegal”.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que Palocci “rompeu completamente o seu vínculo” com o partido ao “mentir para comprometer Lula na tentativa de livrar-se da prisão”.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação