MASSACRE INDÍGENA

Garimpeiros massacram tribo isolada no Amazonas

Pelo menos 10 indígenas morreram no massacre, ocorrido no oeste do estado (Foto: Divulgação/Ibama)

O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas confirmou na sexta-feira, 9, o assassinato de pelo menos dez indígenas de uma tribo isolada no oeste do estado. As execuções foram promovidas por garimpeiros ilegais que agem na região. “Confirmamos as mortes de indígenas isolados e o Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão investigando”, informou o MPF.

Os indígenas, conhecidos como “flecheiros”, foram assassinados em agosto deste ano, próximo ao município de São Paulo de Olivença, que fica na região do Vale do Javari e faz fronteira com a Colômbia e o Peru. O local fica a cerca de 1.200 km da capital Manaus.

A pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), o MPF do Amazonas abriu investigação do caso no final de agosto. As autoridades ainda não divulgaram o número exato de vítimas e como as mortes ocorreram para “não prejudicar as investigações”.

A coordenadora da Funai para tribos isoladas, Leila Silvia Burger Sotto-Maior, relatou que o caso foi descoberto após garimpeiros contarem em um bar sobre os assassinatos, se gabando do feito. “Eles estavam se gabando de terem cortado os corpos e jogado no rio”, afirmou a coordenadora ao jornal britânico Independent.

Este não é o único caso do tipo registrado na região do Vale do Javari. Em maio, garimpeiros ilegais teriam atacado a tribo isolada dos Warikawa Djapar. Há cerca de duas semanas, o líder indígena Adelson Kora Kanamari disse à agência Amazônia Real que entre 18 e 21 indígenas teriam sido atacados e assassinados no local.

A ONG de defesa dos direitos indígenas Survival International afirmou que, devido a pequena quantidade de membros dessas tribos isoladas, esse último episódio pode ter dizimado uma parcela significativa de um grupo étnico.

“Se a investigação confirmar os relatos, será outro massacre genocida provocado diretamente pela falha do governo brasileiro em proteger essas tribos – o que é garantido na Constituição”, disse a ONG. Recentemente, o governo do presidente Michel Temer tem sido criticado por “retroceder” em termos ambientalistas e de direitos dos indígenas.

O território indígena Vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e é considerada a segunda maior reserva indígena do Brasil. Segundo a Funai, pelo menos 14 das 103 tribos isoladas do país estão na região.Independent/Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação