ONU POR UNANIMIDADE

ONU aprova novas sanções contra Coreia do Norte

Votação de novas sanções contra Pyongyang na sede do Conselho de Segurança da ONU nesta segunda (Fonte: Reprodução/Getty Images/AFP)

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 11, novas sanções contra a Coreia do Norte como consequência do sexto e mais poderoso teste nuclear do país.

Leia também: Coreia do Norte diz ter mais ‘presentes’ para os EUA

A nova resolução determina a proibição a todos os membros da ONU de importar produtos têxteis norte-coreanos e limita as importações de petróleo. Trata-se da nona resolução de sanções aprovada por todos os 15 membros do Conselho sobre os programas de mísseis balísticos e nuclear de Pyongyang.

Fontes diplomáticas informaram que os EUA tiveram que suavizar um primeiro esboço de resolução para obter o apoio da China e da Rússia, países aliados do regime norte-coreano.

Washington aceitou não congelar os bens do líder Kim Jong-un, conforme previa o projeto original, e também aliviou sua posição sobre os trabalhadores norte-coreanos expatriados e a inspeção à força dos navios suspeitos de transportar cargas proibidas por resoluções da ONU.

Em comunicado divulgado no último domingo, 10, o regime norte-coreano fez novas ameaças aos EUA, advertindo que se Washington “aplicar esta resolução ilegal sobre um endurecimento das sanções, a Coreia do Norte garantirá que os Estados Unidos paguem o preço […] As medidas que adotarão vão causar aos Estados Unidos o maior dos sofrimentos e dores de toda a sua história”.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação