TEMPORADA DE FURACÕES

Furacão Maria sobe para categoria 5 e ameaça Caribe e Porto Rico

O furacão Maria ganhou força rapidamente (Fonte: Reprodução/NASA/Reuters)

A difícil temporada de furacões de 2017 está prestes a registrar outras duas grandes ameaças: os furacões Maria e José. As condições devem piorar rapidamente até esta quarta-feira, 20, à medida que as duas tempestades se aproximam do Caribe e da costa atlântica do nordeste dos EUA.

O furacão Maria é uma ameaça bem mais grave. Após subir para categoria 5, o nível máximo na escala de intensidade Saffir-Simpson, com ventos de 260 km/h, o Maria tem potencial para causar uma grande destruição durante sua travessia para as Pequenas Antilhas e Porto Rico.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou nesta terça-feira, 19, que o “Maria deve permanecer um furacão de categoria 4 ou 5, extremamente perigoso, enquanto se aproxima das Ilhas Virgens e de Porto Rico”.

O furacão Maria ganhou força rapidamente, o que representa uma ameaça potencialmente grave para as ilhas que forem atingidas. Nesta segunda-feira, 18, o Maria atingiu a ilha de Dominica, no Caribe, causando muita destruição. De acordo com os registros, trata-se do primeiro furacão de categoria 5 a atingir Dominica.

O furacão Maria deve passar muito perto ou afetar diretamente Porto Rico nesta quarta. Até hoje, há registro de apenas um único furacão de categoria 5 a atingir Porto Rico. Caso mantenha sua força, o Maria pode se tornar o segundo. O último furacão de categoria 4 a atingir a ilha ocorreu em 1932.

A expectativa é de que o furacão Maria se aproxime do arquipélago de Turks e Caicos e do sudeste das Bahamas na próxima sexta-feira, 22.

Já o furacão José é capaz de causar inundações na costa americana e provocar fortes ventos de Long Island a Massachusetts. Apesar disso, os efeitos do José devem ser mais parecidos com os de uma forte tempestade do que com os de um furacão devastador.

A temporada deste ano é a primeira a registrar dois furacões de categoria 5 desde 2007.
The Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação