CORÉIA DO NORTE CIBERATAQUE

Pyongyang pode ter "hackeado" informações militares de Seul e Washington

EFE/Antonio Bat

A Coreia do Norte pode ter roubado no ano passado, através de hackers, uma grande quantidade de documentação militar classificada, revelou nesta terça-feira um parlamentar sul-coreano, que citou fontes de Defesa de Seul.

Os hackers entraram no Centro Integrado de Documentação de Defesa de Seul em setembro do ano passado para roubar documentos secretos, que incluíam planos de operações conjuntas dos exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, afirmou hoje o deputado do governante Partido Democrático, Lee Cheol-hee, em um comunicado divulgado pela agência "Yonhap".

Os documentos supostamente obtidos pela Coreia do Norte incluem 235 gigas de informações militares classificadas e, entre elas, se encontra um plano para derrubar o regime liderado Kim Jong-un, segundo Lee.

O Ministério de Defesa sul-coreano, que não confirmou oficialmente a informação, ainda tem que identificar 80% dos documentos roubados, nos quais também estariam planos de contingência das tropas sul-coreanas e dados sobre instalações militares e infraestruturas sensíveis do país, indica o texto.

Em maio deste ano, o Ministério de Defesa sul-coreano acusou a Coreia do Norte de supostamente invadir sua rede informática interna, embora não tenha revelado se informações sensíveis foram roubadas.

Seul acusou o país vizinho de lançar sucessivos ataques informáticos contra instituições e empresas sul-coreanas e de outros países durante os últimos anos, e afirma que a Coreia do Norte conta com uma grande equipe dedicada especialmente à "guerra cibernética", o que foi negado por Pyongyang.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação