COREIA TENSÃO

‘Guerra nuclear pode eclodir a qualquer momento’, diz Pyongyang

Diplomata alertou que os EUA estão ao alcance dos mísseis norte-coreanos (Fonte: Reprodução/Reuters/KCNA)

O vice-embaixador da Coreia do Norte na ONU, Kim In-ryong, afirmou nesta segunda-feira, 16, que a situação na península coreana atingiu “um ponto muito arriscado” e que “uma guerra nuclear pode eclodir a qualquer momento”.

Ainda de acordo com Kim In-ryong, “a Coreia do Norte apoia a eliminação total de armas nucleares e os esforços de desnuclearização do mundo inteiro”, mas não pode assinar o Tratado de Banimento de Armas Nucleares por causa das ameaças por parte do governo dos EUA.

O diplomata ressaltou ainda que “nenhum país do mundo foi sujeitado a uma ameaça nuclear tão extrema e direta pelos EUA por tanto tempo”, e alertou que os EUA estão ao alcance dos mísseis norte-coreanos.

“Se os Estados Unidos ameaçarem invadir o nosso território sagrado — nem que seja por um milímetro — eles não escaparão de uma punição severa nossa em qualquer parte do globo”, disse Kim In-ryong.

O subsecretário de Estado dos EUA, John Sullivan, afirmou nesta terça-feira, 17, durante uma visita a Tóquio, que o governo americano “não descarta” a possibilidade de dialogar de forma direta com a Coreia do Norte, defendendo a via diplomática para resolver a crise na região.

“Nossa ênfase é na diplomacia para resolver este problema. Mesmo assim, devemos estar preparados para o pior junto a nossos aliados Japão e Coreia do Sul, entre outros, caso a diplomacia falhe”, afirmou Sullivan.Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação