MINISTÉRIO DA SAÚDE

Casos de malária voltam a aumentar no país

Avanço da malária ocorreu principalmente no estado do Pará (Fonte: Reprodução/Prezi)

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o número de casos de malária voltou a aumentar no país, após anos de queda.Um total de 88.757 pacientes com a doença foram contabilizados entre janeiro e julho deste ano, um número 28% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com especialistas, isso se deve a uma piora na organização do sistema de prevenção e combate à malária. A área do Ministério da Saúde que atuava neste sentido passou por grandes mudanças no último ano, incluindo a fusão do departamento de dengue com o de malária, além da substituição de técnicos.

Já o Ministério da Saúde diz que o aumento no número de casos de malária se deve às condições climáticas e ao próprio ciclo da doença.O avanço da malária ocorreu principalmente no estado do Pará. A expansão também foi bem significativa no Amazonas.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que há 3.700 postos de notificação para diagnóstico e tratamento da doença no país, e que 64% dos pacientes recebem diagnóstico e tratamento em até 48 horas após o início dos sintomas, evitando, desta forma, a gravidade dos casos.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação