RÚSSIA ESPAÇO

Em uma segunda tentativa, cargueiro russo Progress MS-07 decola rumo à ISS

Imagem de arquivo. EFE/Maxim Shipenkov

O cargueiro russo Progress MS-07, cujo lançamento foi abortado no último momento, na quinta-feira passada, decolou neste sábado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), de acordo com informações do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

O lançamento da nave automática, que contém suprimentos para a equipe da ISS, foi realizado às 11h46 (horário russo, 5h46 de Brasília), a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

A previsão é que o cargueiro se acople com a plataforma orbital na próxima segunda-feira, após dois dias de voo autônomo.Atualmente a tripulação da ISS está integrada pelos russos Alexander Misurkin e Sergey Ryazanskiy, os americanos Randolph Bresnik, Mark Vande Hei e Joe Acaba, e o italiano Paolo Nespoli.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 150 bilhões em que participam 16 países, está atualmente integrada por 14 módulos e órbitas permanentes a uma velocidade de mais de 27 mil km/h.

A órbita da plataforma é aumentada de tempos em tempos com ajuda das hélices das naves acopladas a ela, já que a ISS perde diariamente entre 100 e 150 metros de altura por conta da gravitação terrestre, atividade solar e outros fatores.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação