TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

Para 78% dos brasileiros, nível de corrupção aumentou no país

Levantamento contou com a participação de 22 mil pessoas em 20 países da América Latina e do Caribe (Fonte: Reproduçõ/Getty Imgaes/Stockphotos)

Setenta e oito por cento dos brasileiros dizem ver um aumento da corrupção no país. A informação consta em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 9, pela ONG Transparência Internacional.

O levantamento, feito entre maio e junho do ano passado com perguntas sobre os 12 meses anteriores, contou com a participação de 22 mil pessoas em 20 países da América Latina e do Caribe.

De acordo com a pesquisa, os governos da região estão falhando em atender às demandas da população no combate à corrupção.

Em relação à pergunta, “na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou o mesmo?”, 78% dos entrevistados no Brasil responderam que o nível de corrupção “aumentou consideravelmente” ou “cresceu muito”.

Apenas 6% dos entrevistados disseram que o nível de corrupção “reduziu consideravelmente” ou “reduziu muito”. Quatorze por cento afirmaram que o nível “ficou o mesmo”.

Um total de 1.204 pessoas foram entrevistadas no Brasil entre os dias 21 de maio e 10 de junho do ano passado, no período em que ocorria o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

O representante no Brasil da ONG, Bruno Brandão, ressaltou que “a coincidência do período de entrevistas com o momento de fortes turbulências na política nacional e mobilização popular nas ruas pode, sim, ter influenciado nas respostas dos brasileiros”.

Na Venezuela, 87% dos entrevistados afirmaram ter visto um aumento no nível de corrupção no país, que lidera a lista, seguido de Chile (80%) e Peru (79%).OPINIÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação