ALEMANHA COALIZÃO

Dificuldade para formar coalizão ameaça mandato de Merkel

Caso a coalizão não se confirme, a chanceler pode convocar novas eleições (Foto: Wikimedia)

Sete semanas após ser novamente eleita chanceler da Alemanha, Angela Merkel ainda não conseguiu superar diferenças com potenciais parceiros para formar uma coalizão. Em meio a divergências entre legendas e risco de novo pleito, o prazo para montar a coalizão foi prorrogado para a tarde sexta-feira, 17.

Desde que Merkel foi reeleita em setembro deste ano o seu partido, o conservador União Democrata-Cristã, já admitia a possibilidade de formar uma coalizão para o governo. Na última quarta-feira, 15, a legenda iniciou conversas formais com seu partido aliado na Baviera, União Social Cristã, com o Partido Liberal Democrático e o Partido Verde.

No entanto, as legendas ainda seguem com divergências em vários temas, como clima e migração, o que torna as negociações complicadas. Outros pontos de discussão são a proteção do meio ambiente, transportes e política energética, que causam atritos entre os quatro partidos.

Apesar de terem feito uma pausa nas conversas (que serão retomadas ainda nesta tarde), o presidente do Partido Liberal Democrático, Christian Lindner, segue otimista e acredita em um desfecho favorável nas próximas horas. “Decidimos que devemos usar os próximos dias para superar as diferenças remanescentes. Um projeto tão histórico como esse não deve fracassar por conta de algumas horas perdidas”, declarou o líder dos liberais a repórteres.

Já Michael Kellner, do Partido Verde, destacou manteve um discurso cauteloso após as conversas. “Nada foi acertado, nada foi decidido”, disse Kellner.

A decisão dos conservadores de formar uma aliança com liberais e verdes se deu após o Partido Social-Democrata ter anunciado que deixaria de apoiar Merkel e que faria oposição ao governo. Caso a coalizão não se confirme, a chanceler pode estar diante, pela primeira vez, da necessidade de convocar novas eleições no país.DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação