MEIO AMBIENTE

O que não te contam sobre as mudanças climáticas

Poucas instalações são capazes de capturar o gás carbônico que acabaria no ar (Foto: Pixabay)

O Acordo de Paris pressupõe que o mundo vai encontrar formas de absorver o gás carbônico do ar, já que, em cenários realísticos, as emissões de gases do efeito estufa não podem ser reduzidas a tempo de limitar o aumento da temperatura.

Poucas instalações são capazes de capturar o gás carbônico que acabaria no ar, uma prática conhecida como captura e armazenamento de carbono. Essa técnica, no entanto, reduz as emissões, o que dirá revertê-las.

Uma opção seria plantar mais florestas, outra ideia seria aplicar a captura e o armazenamento de carbono nas usinas de biomassa. Ideias mais refinadas também existem. O carbono poderia ser jogado ao ar, usando filtros químicos, e armazenado. No entanto, ainda não se sabe se esta tecnologia pode ser usada a tempo, já que o processo é caro e sua eficácia em grande escala ainda não foi comprovada.

Mudar as práticas da agricultura pode ser mais barato, mas os cientistas duvidam que isso vai retirar os gases emitidos pela agricultura.

Este ano, o Reino Unido foi o primeiro a destinar dinheiro para a pesquisa de tecnologia de baixo carbono. Um grande mercado para o gás carbônico seria uma forma de incentivo para capturar o carbono que está na atmosfera. Mas seus usos ainda são limitados. Subsídios são uma opção. Sem eles, as fontes de energia renováveis não teriam como competir com os combustíveis fósseis.

Enfrentar as lacunas do Acordo de Paris está além de muitos governos. Os Estados Unidos de Donald Trump não estão preparados para reduzir as emissões dos gases. Muitas nações ricas dizem que já estão cortando suas emissões mais abruptamente do que países em desenvolvimento. Na realidade, capturar o dióxido de carbono da atmosfera não é uma alternativa para emitir mais gases do efeito estufa. A não ser que os políticos levem a diminuição das emissões a sério, as promessas de Paris vão continuar vazias.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação