SAÚDE DIABETES

Cientistas curam diabetes tipo 1 em cobaias

Agora, são necessários novos testes para verificar se os efeitos da terapia se prolongam por mais tempo (Foto: Pixabay)

Cientistas conseguiram reverter com sucesso diabetes tipo 1 em ratos de laboratório, nos Estados Unidos, a partir de células-tronco. O estudo, feito no Boston Children’s Hospital, foi publicado na Science Translation Medicine.

A pessoa com diabetes tipo 1 não produz insulina, o hormônio responsável pela quebra de glicose no organismo. A doença autoimune ocorre porque o sistema imunológico destrói as células produtoras do hormônio.

Os cientistas então usaram a engenharia genética para fazer com que as células-tronco do sangue produzissem o PDL-1, um tipo de proteína ausente em pessoas com diabetes tipo 1. Essa proteína produzida pelo gene CD274 é responsável por impedir que o sistema imunológico ataque as células produtoras do composto. Desta forma, a insulina seria produzida e os níveis de glicose ficariam normalizados.

Para fazer isso, os cientistas infundiram o gene CD274 nas células-tronco responsáveis pela produção de PDL-1.

Quase todos os ratos usados no teste foram curados da doença em curto prazo e um terço manteve níveis normais de açúcar no sangue durante a vida. Como as células-tronco eram dos próprios ratos, isso diminuiu a chance de rejeição.

Agora, são necessários novos testes para verificar se os efeitos da terapia se prolongam por mais tempo. Os cientistas também querem a aprovação dos Estados Unidos para realizar um ensaio clínico em humanos.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação