CUBA AUSTRÁLIA

Mais de 160 aborígines australianos são alfabetizados com método cubano

Aborígines australianos durante uma celebração. EFE/ Brendan Esposito

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba informou nesta quarta-feira 21, que 169 membros de oito comunidades aborígines da Austrália aprenderam a ler e a escrever desde o ano de 2012 com o método cubano de alfabetização 'Yo, Sí Puedo' ("Sim, Eu Posso", em tradução livre), que continua sendo aplicado no estado de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney.

Na última semana, foram realizadas novas cerimônias de formatura nos povoados de Walgett, Toomelah e Boggabilla, que contaram com a presença de todos os que contribuíram para coordenar e sustentar o projeto que, no caso dos aborígines australianos, utiliza o inglês como língua de alfabetização.

Dezenas de estudantes de diferentes idades, de adolescentes a pessoas da terceira idade, concluíram com sucesso um programa de alfabetização de aproximadamente três meses de duração e receberam certificados e reconhecimentos, detalhou uma nota no site oficial do ministério da ilha.

Sob a condução da fundação Literacy for Life, o programa de alfabetização conta com a assessoria in loco de dois especialistas cubanos do Ministério da Educação.

O curso não está focado apenas no desenvolvimento de habilidades para ler e escrever melhor, mas também para estimular o bem-estar das próprias comunidades e a cooperação entre os seus habitantes, segundo o comunicado.

O primeiro grupo de dez aborígenes australianos com entre 25 e 53 anos superou o analfabetismo em 2012 após finalizar o curso em Wilcannia, que fica cerca de 965 quilômetros a noroeste de Sydney e a poucos passos do deserto.

O projeto 'Yo, Sí Puedo', criado pela falecida pedagoga cubana Leonela Inés Relys Díaz, também é aplicado no sistema braile e, desde a sua implementação em 2012 até o ano de 2016, foi responsável pela alfabetização de cerca de 5 milhões de pessoas em mais de 30 países.

Entre as nações onde o programa foi aplicado estão: Haiti, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Guiné-Bissau, Colômbia, Moçambique e Angola.

O 'Yo, Sí Puedo' foi adaptado aos idiomas inglês, francês e português, e a diferentes línguas locais, entre eles o quíchua, o aimará, as línguas crioulas, o swahili e o tétum, e permite que os alunos aprendam a ler e a escrever em dez semanas com a utilização de meios audiovisuais.

O sistema também possui um programa de continuidade de estudos, chamado 'Yo, Sí Puedo Seguir' ("Sim, Eu Posso Continuar", em tradução livre) que já formou mais de 1,2 milhões de pessoas.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação