ÍNDIA CANHÃO DE ÁGUA

Índia testa nova arma para combater poluição do ar

Cada canhão custa cerca de US$ 30 mil (Fonte: Reprodução/AFP)

O governo da Índia iniciou na quarta-feira, 20, o teste de uma nova arma para combater a poluição atmosférica. Trata-se de um canhão de água, que tem o formato de um secador de cabelo e fica acoplado na traseira de um caminhão.

A “arma antipoluição atmosférica” foi testada em Anand Vihar, uma área no leste de Déli, que faz divisa com uma zona industrial com índices elevados de poluição do ar.

De acordo com os fabricantes, as finas gotas de água ejetadas em alta velocidade dos canhões, que foram desenvolvidos para combater o pó em locais de mineração e construção, são capazes de limpar 95% dos poluentes atmosféricos. Cada canhão custa cerca de US$ 30 mil.

O ministro do Meio Ambiente do governo de Déli, Imran Hussain, afirmou que, “se o canhão se mostrar bem sucedido, iremos aplicá-lo nas ruas de Déli o mais rápido possível”.

O Greenpeace afirmou, por sua vez, que o canhão é apenas uma forma de desviar a atenção das causas da poluição no inverno em Déli.

“Esta definitivamente não é a solução. É possível usá-lo [o canhão] ocasionalmente em locais sensíveis, mas a solução para a poluição reside em controlá-la na fonte em vez de pulverizar água pelo ar […] O governo de Déli deveria considerar soluções mais sustentáveis ao invés de criar negócios para algumas empresas”, disse Sunil Dahiya, do Greenpeace.

Em 2014, Pequim fez alguns testes com um canhão de água. Na ocasião, o governo local recebeu várias críticas por gastar dinheiro em uma máquina considerada por cientistas pouco eficiente para reduzir a poluição do ar.AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação