LIVRO NOVA YORK

Uma história emocionante de Nova York

Os capítulos abordam diversos temas como transporte, habitação, e a agitada vida cultural da cidade (Foto: Pixabay)

Nova York sempre foi uma cidade de grandes projetos. Por isso, não surpreende que, na véspera do Ano Novo de 1897, a metrópole tenha se transformado na maior cidade dos Estados Unidos e na segunda maior cidade do mundo. O processo de consolidação do final do século XIX uniu os distritos de Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island sob a nova bandeira azul, laranja e branca da Grande Nova York.

Os desdobramentos desse processo de fusão dos cinco distritos que deram origem à cidade de Nova York moderna são descritos em detalhes nas 1.196 páginas do livro Greater Gotham: A History of New York City from 1898 to 1919 de Mike Wallace.

Talvez pareça um livro longo demais para descrever um período de apenas 22 anos, mas seus antecedentes justificam o excesso de palavras do autor. Em 1999, o livro Gotham: A History of New York City de Mike Wallace e Edwin Burrows ganhou o prêmio Pulitzer, com o relato da história dos primeiros habitantes da ilha de Manhattan e do desenvolvimento da cidade de Nova York até o final do século XIX. Agora, o novo livro de Wallace, um professor de história da Universidade da Cidade de Nova York, estende a narrativa do desenvolvimento de Nova York até o final da Primeira Guerra Mundial.

Em Greater Gotham Wallace mostra como os interesses políticos e empresariais deram impulso à união de comunidades prósperas a fim de criar um símbolo do capitalismo, em seus aspectos mais grandiosos. Em 1919, Nova York, “tinha o arranha-céu mais alto do mundo, o maior prédio de escritórios e as maiores lojas de departamento, hotéis luxuosos, importantes instituições financeiras e salões de baile magníficos”, entre outras maravilhas da capital do mundo escreveu Wallace, com sua ênfase nos itálicos.

Mas o livro não se limita ao relato do crescimento econômico de Nova York. Os capítulos abordam diversos temas como transporte, habitação, e a agitada vida cultural da cidade, com seus musicais da Broadway, as produções teatrais, os shows de música, e os museus com suas coleções de arte extraordinárias. O livro também destaca o papel desempenhado por homens e mulheres que lutaram pelos direitos das comunidades menos favorecidas da sociedade, assim como a elite havia incentivado o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

Greater Gotham é um retrato vívido do universo multifacetado de uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, uma babel de línguas, raças e classes sociais que conferem uma identidade própria a Nova York. É um livro extremamente interessante para quem quer conhecer as peculiaridades de uma cidade que exerce um fascínio especial em visitantes do mundo inteiro.The Economist



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação