NIGÉRIA PAIXÃO NACIONAL

A febre dos jogos de tabuleiro na Nigéria

Em torneios nacionais o prêmio pode chegar a US$ 10 mil (Foto: npr.org)

Quando se trata de palavras cruzadas de tabuleiro, os nigerianos são líderes isolados. Em novembro deste ano, eles mantiveram o título de campeões mundiais do jogo em uma competição em Nairóbi. Mas o impacto dos jogos de tabuleiro no país mais populoso do continente africano vai além deste jogo.

Jogos de tabuleiro fazem sucesso por todo o país, desde o ayo (conhecido em alguns países como Mancala) ao xadrez, passando pelo Banco Imobiliário. Essa tendência é particularmente mais forte no sul, que tem os melhores índices de educação.

Prince Anthony Ikolo, treinador da seleção nigeriana de palavras cruzadas de tabuleiro, estima que 4 mil nigerianos jogam palavras cruzadas de tabuleiro nos mais de 100 clubes dedicados ao jogo que existem no país. O número é alto se comparado aos demais países. Juntos, EUA e Canadá, por exemplo, têm cerca de 2.500 integrantes de 152 clubes.

Em torneios nacionais de jogos de tabuleiro, o prêmio pode chegar a US$ 10 mil. Muitos nigerianos têm uma veia competitiva. O lema não oficial do país é Naija no dey carry last que pode ser traduzido como “Nigerianos se esforçam para terminar em primeiro”. Aqueles com maior inclinação intelectual gostam de desafiar outros para partidas.

Os jogos de tabuleiro também servem para distrair os nigerianos do wahala cotidiano, termo usado para descrever problemas ou estresse, como a corrupção e a luta diária para sustentar a família.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação