PAQUISTÃO ASTROLOGIA

Previsões de suposto astrólogo indiano deixam Paquistão em alerta

EPA/Raminder Pal Singh


Um usuário do Twitter com menos de cinco mil seguidores (pelo menos até o momento), que se apresenta como astrólogo indiano, começou a preocupar as autoridades paquistanesas com seus aparentes prognósticos de atentados, apesar de também existir a suspeita de que se trate de um agente de Inteligência da Índia.

No último dia 13 de outubro, Anirudh Kumar Mishra afirmou no Twitter que o Paquistão seria alvo de um atentado em novembro e em 1º de dezembro os talibãs atacaram o Departamento de Agricultura da Universidade de Peshawar, deixando 14 pessoas mortas e 25 feridas.

No mesmo dia do atentado, ele comemorou o acerto na rede social: "Previsão certa, mas com erro de um dia. Próxima previsão é que o Paquistão vai passar por cinco grandes ataques terroristas até meados de fevereiro".

O Paquistão sofre contínuos atentados terroristas, e em 2016 foram 441. Apenas em setembro deste ano foram registrados 25 atentados e em outubro foram 31, de acordo com dados do Instituto Paquistanês de Estudos para a Paz (PIPS).

Nesta semana, os prognósticos de Kumar chegaram ao Comitê Permanente de Interior do Senado, que pediu aos ministérios de Interior e de Relações Exteriores que investiguem o assunto, segundo disse o secretário do grupo, Javed Iqbal, nesta sexta-feira à Agência Efe.

"O indiano Anirudh Kumar previu no Twitter o ataque contra o Departamento de Agricultura da Universidade. Os membros do Comitê mostraram séria preocupação sobre como um indiano sabia do ataque", declarou Iqbal.

Os senadores do Comitê, presidido pelo ex-ministro de Interior Rehman Malik, concluíram que as postagens confirmam a ideia paquistanesa de que a Índia usa território afegão para fazer ataques ao Paquistão, segundo o secretário.

A Índia, por sua vez, acusa o Paquistão de apoiar grupos insurgentes que cometem atentados no seu território, especialmente na região da Caxemira, dividida entre ambos os países e em disputa desde o fim da colonização britânica, em 1947.

No mês passado, o suposto astrólogo também previu que Hafiz Saeed, acusado pelos Estados Unidos e pela Índia de organizar o atentado na cidade de Bombaim, em 2008, e recentemente solto por determinação de um tribunal paquistanês, pode se envolver em uma explosão no ano que vem.

Enquanto o número de seguidores dele vai aumentando, Kumar parece levar o assunto com certo ar de sarcasmo.

"Por que tanto pânico por um astrólogo no Paquistão? Eu previ terremotos, eleições e eventos esportivos também. Se eu fosse de alguma agência (de Inteligência) por que iria alertar vocês? Minha previsão de ataque terrorista nos EUA também se tornou realidade", escreveu o visionário no último dia 5.

Em um tweet do dia 6 deste mês, ele se declarou um "astrólogo neutro", com boas intenções e que continuará com as previsões de diferentes países e temas. Na verdade, ninguém sabe se Anirudh Kumar Mishra é quem diz ser e se realmente se dedica à astrologia, uma pseudociência muito popular na Índia, usada para definir data de casamento e também para a tomada de decisões políticas.

O indiano disse que fez sua primeira grande previsão em 18 de abril de 2011, no Facebook, quando afirmou que um conflito "famoso" aconteceria nos 17 dias seguintes. Em 2 de maio daquele ano, o líder e fundador da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi abatido por forças especiais americanas na cidade paquistanesa de Abbottabad.

Mas ele não prevê apenas fatos sobre o sul da Ásia. Em uma mensagem publicada no dia 22 de outubro, com cópia para a CIA, ele alertou que a disposição dos astros indicava um ataque terrorista nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Em meados de novembro, Kumar avisou que o México sofreria um terremoto nos 10 dias seguintes, embora tenha aumentado o prazo quando percebeu que não aconteceu.

Porém, diferentemente do Paquistão, Reino Unido, Estados Unidos e México não informaram de qualquer investigação sobre o suposto astrólogo.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação