PESQUISA BRASIL

Uma em cada cinco crianças no Brasil é filha de adolescentes

No Acre, 27% de todos os recém-nascidos são filhos de adolescentes (Foto: Flickr/Ana Volpe)

Uma em cada cinco crianças no Brasil é filha de meninas entre 10 e 19 anos, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com a pesquisa, 76% das adolescentes que engravidam abandonam a escola e 58% não trabalham nem estudam.

A situação é ainda pior em alguns locais específicos. No Acre, por exemplo, 27% de todos os recém-nascidos são filhos de adolescentes, sendo registrados 617 partos normais entre janeiro e outubro deste ano, apenas na maior maternidade do estado, em Rio Branco.

Devido ao alto número de adolescentes grávidas no estado, a Secretaria de Saúde do Acre criou um projeto de conscientização nas escolas em 2015. Com a iniciativa, que abrange todos os adolescentes, em dois anos os casos foram reduzidos em 11%. “O moralismo e o machismo entram forte. O menino é incentivado a ter várias parceiras e não a ser pai”, explicou o idealizador do projeto, Antonio de Oliveira, em entrevista ao programa Profissão Repórter, da Globo.

A falta de informação para as mulheres fica explicitada quando, na sala de espera do pré-natal, uma menina de 14 anos, grávida de cinco meses, revela que não sabia que precisava tomar anticoncepcional todos os dias para fazer efeito. Já Pamela, de 17 anos, tem dois filhos e está grávida do terceiro.

Já na Ilha de Marajó, no Pará, uma em cada três crianças é filha de adolescentes, com uma média mais alta do que a brasileira. Porém, no estado, não é apenas a gravidez que preocupa. Somente em 2016, o Pará registrou 820 casos de HPV – doença sexualmente transmissível que aumenta a possibilidade de se desenvolver câncer no colo do útero.

“Ultimamente, as jovens estão ficando grávida muito crianças. A gente recebe criança de 12 anos. A gente conversa com as adolescentes, faz palestras, mas o índice é muito grande. E nessa faixa etária muitas se recusam a fazer o pré-natal porque têm vergonha”, revela a agente de saúde, Lidiana Pereira Brito.

Diferentes são as histórias no estado do Pará que expõem a ingenuidade e a falta de conhecimento em relação ao sexo. A agente de saúde Raimunda Vieira tem duas filhas, uma que engravidou aos 15 anos de idade e outra que, aos 14, já está grávida. “Eu acho que é uma cultura. São mães que não conversam com seus filhos e a gente sente essa barreira para falar sobre sexo. Tem família que dialoga com a gente, mas tem família que não aceita”.

Shirlene, de 15 anos, engravidou aos 13 anos, e atualmente é casada com Claudio Guedes, de 36 anos, que não é pai da sua filha. Enquanto isso, Thais teve seu primeiro filho aos 11 anos. Quando esperava o segundo, descobriu que tinha sífilis, mas não vai ao médico se tratar, pois seu marido, de 18 anos, tem ciúmes e a proíbe.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação