FRANÇA OBITUÁRIO

Morre aos 91 anos chef considerado o "papa da gastronomia"

EFE/Ian Lagsdon

Paul Bocuse, impulsor da nouvelle "cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso de seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa.

"Paul Bocuse morreu, a gastronomia está de luto. Senhor Paul era a França. Simplicidade e generosidade. Excelência e arte de viver. O papa da gastronomia nos deixou", disse o ministro do Interior, Gérard Collomb, em uma mensagem postada em sua conta na rede social Twitter.

Bocuse, nascido em 11 de fevereiro de 1926 em Collonges-au-Mont-d'Or, perto de Lyon, foi escolhido pelo guia Gault et Millau como o cozinheiro do século e teve 3 estrelas Michelin por mais de 50 anos.

Bocuse estreou nos fogões aos 10 anos, em um negócio de sua família, e só abriu seu próprio restaurante em 1958, recuperando o estabelecimento familiar L'Auberge du Pont, que foi rebatizado por ele como Paul Bocuse.

O ponto de inflexão em sua carreira aconteceu na década de 70 com a "nouvelle cuisine", corrente gastronômica que se tornou o pilar da modernidade culinária, graças em parte ao seu livro "A cozinha de mercado".

Criador em 1987 do Bocuse d'Or, prestigioso concurso bienal de gastronomia, esta lenda dos fogões francesas contribuiu também à formação de seus sucessores com a fundação em 1990 do Instituto Bocuse, com sede em Lyon.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação