PROJETO DE LEI

Grande exportador de armas de pequeno porte, Brasil pensa em flexibilizar Estatuto do Desarmamento

Corre no Senado um projeto de lei que visa flexibilizar o estatuto (Foto: Pixabay)

O Brasil é um dos maiores produtores de armas de fogo de pequeno porte do mundo, num mercado que movimenta, globalmente, cerca de 8,5 bilhões de dólares – considerando apenas as transações legais, que, para especialistas do Instituto Igarapé, ONG que busca soluções nas áreas de segurança e drogas, trata-se apenas da ponta do iceberg do mercado total. Nos últimos cinco anos, fomos o segundo país que mais enviou armas desse tipo para os EUA. Foram aproximadamente 3,5 milhões de revólveres, conforme dados do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de fogo e Explosivos dos Estados Unidos (ATF, na sigla em inglês).

Não por menos, em um ranking elaborado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) do Brasil, empresas do setor, como a gigante Forja Taurus, surgem entre as 300 maiores exportadoras do país em lista encabeçada pela Vale, Embraer e Petrobras. Sozinha, a Taurus movimentou mais de R$ 300 milhões apenas em 2016.

Tanto potencial de mercado fez com que o setor merecesse inclusive uma linha bilionária de crédito do BNDES – a indústria de defesa responde, afinal, por 3,7% do PIB brasileiro.

O que parece um bom negócio, contudo, esbarra em implicações de ordens ética, moral e de planejamento. Mais de 200 mil pessoas são assassinadas por ano no mundo vítimas de armas de fogo – e a América Latina, embora concentre apenas 8% da população mundial, é palco de um terço desses homicídios.

Além disso, uma investigação do Ministério Público brasileiro, conforme noticiou o Instituto Igarapé, encontrou evidências de que a Taurus vem fornecendo armas para contrabandistas em regiões de conflitos e com histórico de desrespeito aos direitos humanos. Dois executivos da empresa respondem a acusações por enviar armas para traficantes no Iêmen, que desde 2015 vive uma sangrenta guerra civil. As investigações correm em sigilo de Justiça, e a empresa se diz interessada em “esclarecer os fatos”.Leandro Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação