SAÚDE ESTRESSE

Hormônios do estresse podem causar danos ao coração

Reprodução/Pixabay PublicDomainPictures

Quem vive nas grandes cidades certamente já experimentou o estresse. A rotina atribulada e os compromissos familiares e sociais podem deixar qualquer um no limite e se você está sofrendo com isso, tome cuidado, pois poderá afetar seu coração.

Os hormônios liberados pelo estresse podem perturbar o organismo e causar diversos problemas como aumento da pressão arterial e até um ataque cardíaco fulminante. Se ver em uma situação de alta pressão afeta diretamente o funcionamento do cérebro, o que faz com que o organismo libere esses hormônios que deixam o organismo instável, como a adrenalina, por exemplo.

“Ela atua aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial, o que pode culminar em um ataque cardíaco e até levar a morte”, explica. Já o cortisol, outro hormônio liberado durante situações de estresse, pode causar mortes em pessoas que já tenham doenças cardiovasculares”, diz um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Os pesquisadores observaram os hábitos de 800 participantes com idade acima de 65 anos e histórico de problemas do coração. Em três anos, 180 deles morreram, pois a quantidade de cortisol que circulava em seu organismo era maior que o esperado.

Um outro estudo da revista Diabetic Medicine também afirma que homens que passam por altos níveis de estresse podem dobrar os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, onde o organismo é capaz de produzir insulina, mas tem dificuldade de processá-la.

Leia mais: Ficar careca ou grisalho muito jovem pode indicar risco de doenças do coração, diz estudo

Para prevenir que o estresse cause problemas maiores, o ideal é tentar se adaptar a uma rotina menos estressante. Uma boa alimentação, atividades físicas e noites de sono bem dormidas são algumas dicas para descansar a mente.Yahoo Vida e Estilo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação