SAÚDE HEPATITE

Surto de hepatite A reverte tendência de queda de incidência

A melhor forma de prevenção continua sendo os bons hábitos de higiene, além do consumo de água tratada e potável (Foto: Pixabay)

Dois surtos recentes no Rio de Janeiro e São Paulo reverteram uma tendência de queda na incidência de hepatite A no Brasil. Há uma década os números vinham diminuindo.

A cidade de São Paulo registrou 694 casos em 2017, o que equivale ao triplo de casos em todo o país em 2015. No Rio de Janeiro, foram 119 pessoas infectadas, sendo que em 2016 só ocorreram dez registros na capital fluminense.

A infecção tem voltado em vários países desde 2016. “Ainda em 2016, diversos países começaram a registrar casos de hepatite A. Começou na Inglaterra, depois foi para Holanda, Escandinávia, França e foi se espalhando”, afirma Estevão Portela Nunes, vice-diretor de serviços clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz.

Os especialistas acreditam que o surto em São Paulo foi causado por conta do contato sexual desprotegido. Apesar de a hepatite A não ser uma doença sexualmente transmissível, o contato com a região perianal ou com material fecal pode gerar contaminação. Já no Rio de Janeiro, a causa está sendo associada ao consumo de água contaminada. Na última segunda-feira, 8, a prefeitura colheu amostras de água no morro do Vidigal, onde vem ocorrendo a maior parte dos casos, para investigar a hipótese. Em 2017, 59 pessoas foram contaminadas no Vidigal, após seis anos sem qualquer episódio.

“É possível que tenha havido aumento de casos por comportamento sexual, que tenha chegado (ao Rio) por essa via e ali encontrou material propício para se proliferar”, afirma Nunes.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação