CÂNCER INFANTIL

Câncer atinge 300 mil crianças e adolescentes anualmente

Cerca de 80% dos casos são identificados em países de baixa e média renda (Foto: PxHere)

Cerca de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer anualmente, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Por isso, na última quinta-feira, 15, no Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância, a Childhood Cancer International (CCI) chamou a atenção para a necessidade de ações globais para enfrentar a doença.

Aproximadamente 215 mil casos são identificados em crianças com menos de 15 anos, enquanto outros 85 mil se manifestam em adolescentes entre 15 e 19 anos. A campanha da CCI alerta também para a diferença do tratamento ao câncer infantil em países de baixa e média renda, nos quais estão 80% das crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, apontou a CCI através de uma nota.

Segundo o comunicado da entidade, países da África, América Latina, Ásia e em alguns locais do leste e sul da Europa, as crianças e adolescentes não têm acesso adequado aos medicamentos essenciais para o tratamento da doença, e nem mesmo aos cuidados necessários.

“Atualmente, o local onde a criança reside muitas vezes determina sua habilidade de sobreviver ao câncer infantil”, concluiu o CCI.

Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação