CIÊNCIA VACINA

Vacina estimula sistema imunológico a destruir tumor em ratos

Os linfócitos acabaram também com os tumores que tinham as mesmas características, mas que estavam em outros órgãos (Foto: Sagiv-Barfi/Science Translational Medicine)

Um estudo liderado por Ronald Levy, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, teve resultado positivo em ratos. Sua equipe introduziu nos tumores de ratos a serem eliminados uma pequena quantidade (a milionésima parte de uma grama) de dois agentes que ativam o sistema imunológico e o direcionam contra as massas tumorais. O experimento foi publicado na revista Science Translation Medicine.

Os dois agentes são: um pedacinho de DNA e um anticorpo. Eles são injetados diretamente nos tumores e só ativam os linfócitos que já se infiltraram no sangue.

O tratamento curou 87 dos 90 ratos que tiveram cânceres linfáticos provocados em dois lugares diferentes do corpo, e funcionou não só no tumor onde foi injetado. Os linfócitos acabaram também com os tumores que tinham as mesmas características, mas que estavam em outros órgãos. Os três ratos que não se beneficiaram no primeiro tratamento, apresentaram bons resultados na segunda tentativa. Os pesquisadores também tiveram benefícios similares com tumores de mama, cólon e melanomas.

Segundo nota à imprensa divulgada pela universidade de Standford, Levy e sua equipe querem reunir agora 15 pacientes com linfoma para testar o novo enfoque. Se der certo, Levy acredita que este tratamento pode ter muitas aplicações. A injeção de dois agentes poderia ser um complemento no tratamento dos pacientes antes de terem o tumor primário retirado por cirurgia. Além disso, a vacina também poderia eliminar tumores secundários que tenham surgido a partir do principal e que poderiam ter passado despercebidos.El País

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação