EUA GOVERNO

Bill Gates expressa preocupação com visão de Trump sobre os EUA

Bill Gates em foto de janeiro de 2018. EFE/ Gian Ehrenzeller

O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse na ultima terça-feira que se preocupa com a visão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao próprio país, e criticou a falta de compromisso do governo com o restante do mundo.

"Essa visão do mundo de 'Estados Unidos em primeiro lugar' me preocupa", comentou Gates em sua carta anual, com a qual expõe as metas da fundação que leva o seu nome e o de sua esposa, Melinda.

"Não se trata de os EUA não se ocuparem do próprio povo. A pergunta é como fazer isso da melhor maneira. Meu ponto de vista é que se comprometer com o resto do mundo, mais que se retirar de acordos, demonstrou ao longo do tempo beneficiar a todos, inclusive os americanos", afirmou o empresário em alusão à agenda protecionista do líder republicano.

Gates contou que as principais perguntas que recebeu ao longo do ano passado foram sobre Trump, cujas políticas afetam o trabalho de sua fundação, segundo admitiu.

"O exemplo mais concreto é a ajuda externa. Durante décadas, os EUA foram líderes na luta contra as doenças e a pobreza no exterior. Esses esforços salvam vidas. Também geram trabalho para os americanos", indicou.

"E fazem com que os americanos tenham mais segurança ao fazer com que países pobres se tornem mais estáveis e ao deter surtos de doenças antes que se transformem em pandemias. O mundo não é um lugar mais seguro quando há mais gente doente ou faminta", argumentou.

O magnata sustentou que sua fundação "discorda" mais do atual governo do que de outros anteriores, mas mesmo assim considerou que é importante "trabalharem unidos quando for possível".

Melinda Gates enfatizou a importância da implantação de programas para estudantes de poucos recursos econômicos.

"Atualmente há dois milhões de estudantes que são elegíveis para essa ajuda, mas nem sequer a solicitam porque o processo é muito complicado. O Governo deve continuar sendo generoso ao fornecer recursos para esses programas enquanto simplifica o processo para a aplicação. O futuro de milhões de jovens americanos depende disso", avaliou.

A filantropa solicitou a Trump que, como presidente do país, seja um "modelo dos valores americanos no mundo"."Eu gostaria que o nosso presidente tratasse as pessoas, especialmente as mulheres, com muito mais respeito do que quando fala e tuíta", acrescentou.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação