LITERATURA FRANÇA

Macron quer redefinir a cultura francesa

Macron já prometeu fazer do francês a principal língua da África (Foto: Kremlin)

O presidente da França, Emmanuel Macron, trata a cultura francesa como um tesouro nacional e a língua francesa como uma joia. Macron já prometeu fazer do francês a língua principal da África e “talvez” do mundo. Ele nomeou a escritora Leïla Slimani para liderar esta missão, mas a campanha acabou por reviver a guerra cultural francesa.

Atualmente, mais pessoas falam francês na capital da República Democrática do Congo do que na capital da França. Em 2050, graças ao crescimento populacional na África, 85% dos falantes de francês do mundo vão viver no continente. Para Macron, “o francês não é uma língua fechada” e deve ser fluída.

Em janeiro, o escritor congolês Alain Mabanckou disse que não faria parte do projeto do presidente de renovar “La Francophonie”, um grupo de países que falam francês. A instituição, segundo ele, é apenas “a continuação da política externa francesa com suas antigas colônias”, que trata os escritores francófonos como os “outros”.

Para alguns escritores africanos, cuja língua materna é uma língua local, o processo de escrever em francês, a língua da antiga metrópole, ainda reflete antigos sentimentos. “Literatura escrita em francês não precisa ser chamada de literatura francesa para existir”, diz Véronique Tadjo, uma escritora franco-marfinense.

Slimani critica editores em Paris por não investirem o suficiente em obras escritas em francês fora da França. “Literatura francófona é literatura mundial, mas a publicação é muito parisiense”, diz a escritora.

O próprio livro de Slimani, “Chanson Douce”, pode ajudar a quebrar estas percepções, assim como outras vozes, frequentemente femininas. Por agora, as boas intenções do presidente francês estão colidindo com a crítica radical de escritores que usam o francês, mas que não querem nem o consentimento nem a aprovação da França.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação