MEIO AMBIENTE QUIMICOS

Químicos em produtos podem ser tão poluentes quanto combustíveis

A poluição do ar foi considerada a quinta mais perigosa para a saúde ao redor do mundo (Foto: Pixabay)

Uma nova pesquisa revelou que produtos, como sabão e tinta, emitem quantidades significativas de químicos à base de petróleo, nível comparável ao de carros e outros veículos que são considerados os grandes responsáveis pela poluição do ar no meio urbano.

A poluição do ar foi considerada a quinta mais perigosa para a saúde ao redor do mundo. Estima-se que a poluição do ar mate 40 mil pessoas no Reino Unido por ano.

Os governos ao redor do mundo estão sob pressão crescente para limpar o ar e o Reino Unido enfrenta ameaça legais tanto de dentro do país quanto da União Europeia por conta de seu nível perigoso de poluentes, particularmente de dióxido de nitrogênio.

O estudo foi divulgado no mesmo dia que o Departamento de Meio Ambiente, Alimento e Assuntos Rurais divulgou os dados das últimas emissões. Houve um declínio na poluição do ar, que foi atribuído principalmente à regulação mais dura em relação aos veículos.

O estudo publicado no jornal Science, analisou especificamente a contribuição das substâncias para a poluição do ar, ao liberar compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês). Os VOCs são químicos que quando entram no ar podem produzir substâncias que causam consequências severas nos pulmões.

Estes compostos são encontrados em produtos como pesticidas, tinta de impressora, adesivos e produtos de cuidado pessoal, todos que contêm petróleo.

Brian McDonald e sua equipe concluíram que estes produtos são responsáveis por metade das emissões de VOCs de combustíveis fósseis em cidades industrializadas. Isso é particularmente surpreendente considerando que 5% do petróleo bruto é refinado em químicos para produtos, enquanto 95% vira combustível.

Apesar de parecer estranho que um perfume, por exemplo, tenha um impacto na poluição do ar comparável com o tráfego, os pesquisadores dizem que isso pode ser parcialmente explicado pelo papel que este produto tem. Como explica Jessica Gilman, coautora do estudo, a gasolina fica armazenada em lugar fechado, mas produtos com químicos voláteis usados em solventes comuns ou produtos de cuidados pessoais são feitos para evaporar.

De acordo com os cientistas, isso não deve impedir o combate à poluição dos carros. “O tráfego continua sendo uma importante fonte de poluição e nós precisamos reduzir o número de veículos por milhas dirigidas todos os dias por veículos comerciais e pessoais”, diz Anthony Frew, especialista em medicina respiratória de Brighton.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação