PRÊMIO PLATINO

Prêmio Platino revela amanhã os candidatos à indicação final de sua 5ª edição

Parque ecológico do Xcaret, no México, onde acontece a entrega do Prêmio. EFE/Claudio Pellettieri/Xcaret

O Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano está pronto para revelar o nome dos filmes candidatos a uma indicação em sua quinta edição, cuja cerimônia de premiação será realizada em 29 de abril na Riviera Maya, no sul do México.

Nesta terça-feira serão divulgados na Cidade do México os 20 candidatos em cada uma das categorias, selecionados pelo comitê executivo do Prêmio Platino com o apoio de assessores, entre eles, os membros do júri da última edição.

Durante o anúncio, também será revelado o apresentador da cerimônia, que acontecerá no Teatro Grande Tlachco, no parque ecológico-arqueológico de Xcaret.

O complexo na Riviera Maya foi o local escolhido para receber a cerimônia, que em suas edições anteriores passou por Cidade do Panamá (2014), Marbella (2015), Punta del Este (2016) e Madri (2017).

Entre os filmes pré-selecionadas estão "Uma Mulher Fantástica", do chileno Sebastián Lelio, "Zama", da argentina Lucrecia Martel, e "Últimos Dias em Havana", do cubano Fernando Pérez.

O longa de Lelio - que também está indicado ao Oscar de melhor filme em língua não inglesa - e o de Martel partem como favoritos, já que foram pré-selecionados em oito categorias, incluindo melhor filme, direção e roteiro.

Dentro da categoria de melhor atriz, podem aparecer como selecionadas a chilena Daniela Vega ("Uma Mulher Fantástica"), a mexicana Ana Valeria Becerril ("Las Hijas de Abril") e as espanholas Emma Suárez ("Las Hijas de Abril ") e Penélope Cruz ("Amando Pablo"), entre outras.

Já na categoria de melhor ator, os favoritos a apareceram na lista de indicados são o espanhol Javier Bardem ("Amando Pablo"), o argentino Leonardo Sbaraglia ("El Otro Hermano") e os mexicanos Daniel Giménez Cacho ("Zama") e Luis Gerardo Méndez ("Camino a Marte").

Além disso, este ano o Prêmio Platino apresenta como novidade a incorporação de duas novas categorias: melhor interpretação masculina e feminina em minissérie ou série de televisão.

O número de produções participantes desta edição chega a 848, um recorde na história da premiação e que reflete o seu crescimento, já que em 2014, na primeira edição, 701 obras foram inscritas.

O próximo passo no caminho rumo ao troféu do Prêmio Platino se dará em 14 de março, quando serão conhecidos os cinco indicados definitivos em cada categoria.

O Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano é promovido por EGEDA (Entidade de Gestão dos Direitos dos Produtores Audiovisuais) e FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais).EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação