VENEZUELA SEM CONVITE

Peru retira convite da Venezuela para a Cúpula das Américas

Nicolás Maduro afirmou que participará da Cúpula mesmo que 'chova, troveje ou relampeie' (Foto: Presidencia da Venezuela/ Gustavo Salazar)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não está convidado para a 8ª Cúpula das Américas, que acontecerá em Lima, no Peru, nos dias 13 e 14 de abril. Isso porque o governo peruano retirou o convite enviado ao chefe de Estado venezuelano. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 15.

O convite a Nicolás Maduro foi retirado através de uma carta assinada pela ministra peruana das Relações Exteriores, Cayetana Aljovín, enviada na última terça-feira, 13, ao ministro do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza. A carta foi enviada por ordem do presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski.

A retirada do convite ocorreu “de acordo com as disposições da Declaração de Quebec adotada na III Cúpula das Américas em 2001. Que a letra diz: qualquer alteração ou ruptura inconstitucional de ordem democrática em um Estado do Hemisfério constitui um obstáculo insuperável para a participação do Governo do dito Estado no processo da Cúpula das Américas”, informava a carta.

Além da carta, na última terça-feira, 13, a ministra Aljovín anunciou, durante uma reunião do Grupo de Lima, que o presidente venezuelano “não será bem-vindo” pelo Peru. A afirmação foi endossada pelos países que estavam presentes na reunião.

O Grupo de Lima foi criado pela impossibilidade de aprovar resoluções sobre a Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo bloqueio dos países caribenhos. Dessa forma, o grupo foi formado com a participação do Brasil, Costa Rica, Argentina, Canadá, Colômbia, Guatemala, Chile, Peru, Honduras, Paraguai, México e Panamá.

Nicolás Maduro afirmou, por sua vez, que participará da Cúpula mesmo que “chova, troveje ou relampeie”. A atitude do presidente venezuelano fez com que a primeira-ministra peruana, Mercedes Aráoz, se pronunciasse, afirmando que Maduro “não pode entrar nem no território nem no céu peruano. Ele não pode entrar [no Peru] porque não está sendo bem-vindo”.

Aráoz afirmou ainda que o convite ao chefe de Estado da Venezuela foi retirado ainda no mês de novembro depois de Maduro romper o diálogo com a oposição venezuelana e ter convocado eleições presidenciais antecipadas, que ocorrerão no dia 22 de abril.

Uma delegação da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu (INTA), que está visitando Lima, endossou a decisão do Peru e do Grupo de Lima. O departamento de Estado dos Estados Unidos também mostrou apoio à decisão. Segundo os americanos, a retirada de convite da Venezuela mostra o “alto padrão democrático” na 8ª Cúpula das Américas.Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação