HISTÓRIA 2° GUERRA

Nazistas mataram milhões de soviéticos de fome

O assassinato de soviéticos seria considerado o segundo maior crime do regime nazista, depois do Holocausto (Foto: Pixabay)

Novos documentos localizados nos arquivos alemães e russos revelam que os nazistas fizeram uma espécie de laboratório com os presos soviéticos, ainda no início da guerra em 1941.

Os documentos foram encontrados nos arquivos da Wehrmacht, as forças armadas alemãs durante o Terceiro Reich, guardados nos Arquivos Federais Alemães, e no arquivo da Segunda Guerra Mundial em Moscou.

Historiadores dos dois países avaliaram os documentos durante o processo de digitalização do material, que começou em 2016, seguindo decisão dos ministérios do Exterior da Alemanha e da Rússia.

Os nazistas mataram 2 milhões de russos de fome, mas também fizeram outras vítimas a partir de outros métodos, como fuzilamentos em massa. O assassinato de soviéticos seria considerado o segundo maior crime do regime nazista, depois do Holocausto, quando foram mortos 6 milhões de judeus.

Segundo a historiadora Sybille Suchan-Floss, da ONG Kontakte, um dos motivos para os nazistas não darem comida aos soviéticos era evitar uma crise de fome entre os alemães, o que já havia acontecido na segunda metade da Primeira Guerra Mundial.

Dos de 5,7 milhões de prisioneiros soviéticos que caíram nas mãos dos nazistas, morreram de 2 a 3 milhões.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação