MUDANÇA CLIMÁTICA

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas completa 30 anos

EFE/ Eliseo Trigo

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) abriu nesta terça-feira em Paris sua 47ª sessão dedicada à celebração de seus 30 anos de existência e com o convencimento de que embora tenha ocorrido avanços em suas metas, a ameaça segue presente.

Na presença do presidente do IPCC, Hoesung Lee, do secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, e da secretária-executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), Patricia Espinosa, a reunião começou de forma solene na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris.

Lee afirmou que o grupo está há três décadas sendo "a voz da ciência do clima que contribui para a definição das políticas baseadas na observação".

Para o cientista sul-coreano, o IPCC deve assentar seu trabalho e, em particular, buscar um financiamento estável que não ponha em questão sua independência.

Lee acrescentou que é necessária uma contribuição científica global para poder estabelecer o impacto que a luta contra a mudança climática tem na consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU.

No mesmo sentido se pronunciou Espinosa, que mostrou satisfação pelo fato de que 174 países aderiram ao Acordo de Paris contra a Mudança Climática de 2015, um número elevado em tão pouco tempo que atribuiu em grande medida às evidências científicas apresentadas pelo painel científico.

Para a ex-ministra mexicana, os cientistas devem poder trabalhar "com previsão de seu financiamento, mas também com independência".

O ministro francês de Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, que fez as vezes de anfitrião do encontro, reiterou o compromisso de seu país com o grupo científico incluído no plano financeiro porque "a informação científica não tem preço, mas tem um custo".

O IPCC centrou sua primeira jornada de reunião hoje à celebração desse 30° aniversário, com diversas exposições destinadas a lembrar o trabalho científico do painel, sua evolução histórica e seus desafios futuros.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação