Cérebros de humanos e macacos são surpreendentemente parecidos


Uma nova pesquisa revela um surpreendente grau de similaridade na organização de regiões do cérebro que controlam a linguagem e os processos de pensamentos complexos em humanos e macacos. O estudo também revelou algumas diferenças fundamentais. As descobertas podem fornecer informações valiosas sobre os processos evolutivos que estabeleceram nossos laços com outros primatas.

A pesquisa refere-se ao córtex frontal ventrolateral, uma região do cérebro conhecida há mais de 150 anos por ser importante para os processos cognitivos, incluindo a linguagem, flexibilidade cognitiva e tomada de decisão.

“Tem sido argumentado que, para desenvolver essas habilidades, os seres humanos tiveram que evoluir um aparato neural completamente novo. No entanto, alguns cientistas sugeriram que sistemas cerebrais especializados precursores poderiam ter existido em outros primatas”, explica o autor principal Dr. Franz-Xaver Neubert, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar muitas semelhanças na conectividade dessas regiões. Isso sugere que alguns traços cognitivos exclusivamente humanos podem contar com um aparato neural evolutivamente conservado que inicialmente apoiou diferentes funções. Investigações adicionais podem revelar como pequenas mudanças na conectividade facilitaram o desenvolvimento de habilidades distintamente humanas.

Os pesquisadores também observaram algumas diferenças básicas entre macacos e seres humanos. Por exemplo, os circuitos do córtex frontal ventrolateral nas duas espécies diferem na maneira que interagem com áreas do cérebro envolvidas com a audição.

“Isso pode explicar por que macacos têm um desempenho muito ruim em algumas tarefas auditivas e pode sugerir que os seres humanos usam a informação auditiva de uma maneira diferente na tomada de decisões e seleção de ações,” diz o Dr. Neubert.[ScienceDaily]

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação