As misteriosas esferas da Costa Rica

Na década de 1930, enquanto limpavam a selva da Costa Rica para cultivar plantações de banana, os funcionários da United Fruit Company descobriram grandes esferas de pedra enterradas no chão da floresta. Quase imediatamente, as misteriosas esferas tornaram-se ornamentos de jardins, terminando nos quintais de prédios do governo, casas de compradores ricos e executivos da empresa de frutas por toda a Costa Rica.


Muitas esferas foram propositadamente dinamitadas por caçadores de tesouros em busca de ouro escondido. No momento em que as autoridades intervieram, dezenas de pedras já haviam sido destruídas. Ao longo das últimas décadas, cerca de 300 pedras foram desenterrados, em sua maioria na região do Delta Diquis. As esferas variam em tamanho de poucos centímetros a mais de 2 metros de diâmetro, e com um peso que pode chegar até 15 toneladas. Algumas permanecem intocadas nos locais originais de descoberta, mas muitas outras foram realocadas ou danificadas devido a erosão, incêndios e vandalismo.

Acredita-se que as pedras tenham sido esculpidas por volta de 600 dC até depois de 1000 dC, mas antes da conquista espanhola. No entanto, é muito difícil estimar a idade delas. As esferas foram datadas por cerâmica e radiocarbono associados com depósitos arqueológicos encontrados com as esferas de pedra. Além disso, a maioria destas esferas já não estão na sua localização original.

É possível que as esferas estejam ligadas à cultura Diquis, que floresceu entre 700 dC e 1530 dC no que hoje é a Costa Rica, mas isso não pode ser verificado. Quem criou essas esferas tinha artesãos experientes o suficiente para criar superfícies polidas.

Outro mistério está relacionado com a finalidade das pedras - arqueólogos não sabem o que teria levado alguém a esculpir as pedras gigantes.As esferas estão agora protegidas pela UNESCO, declaradas como patrimônio da humanidade. [AmusingPlanet]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação